2024 – Astro Bot
Por qué ganhou?
Ele foi premiado por seu design de jogo impecável, mecânicas inovadoras, direção criativa excepcional, estilo familiar e nostálgico, recepção crítica e popular, e por ser uma homenagem ao legado da PlayStation, repleta de referências a franquias icônicas da empresa.
Temática
Aventura espacial
Celebração tecnológica
Homenagem retrô
Gênero
Plataforma 3D
2023 – Baldur’s Gate 3
Por qué ganhou?
Foi aclamado por sua fidelidade às regras de Dungeons & Dragons, pela profundidade narrativa, pelo sistema de combate tático, pelos personagens inesquecíveis e por suas decisões impressionantes.
Tématica
Fantasía
Dungeons & Dragons
Eleções morais
Gênero
RPG
Táctico
Baseado em turnos
2022 – Elden Ring
Por qué ganhou?
Foi elogiado por seu vasto e misterioso mundo aberto, seu sistema de combate desafiador, mas gratificante, sua grande liberdade para o jogador, impacto cultural e comercial, direção artística e narrativa. Um jogo tecnicamente brilhante, com uma experiência que transcende o videogame: uma odisseia pessoal, desafiadora e profundamente imersiva.
Tématica
Fantasia sombria
Épica
Mitologia
Exploração e descoberta
Livre arbítrio e destino
Gênero
RPG de ação em terceira pessoa
Elementos de soulslike
Mundo aberto
2021 – It Takes Two
Por qué ganhou?
Destacou-se pelo seu design cooperativo inovador, jogabilidade variada e divertida, narrativa comovente e mensagem positiva sobre o poder da comunicação e do trabalho em equipe. Além da sua excelente direção de jogo.
Tématica
Relações humanas
Fantasia doméstica
Trabalho em equipe
Gênero
Plataforma 3D
Aventura cooperativa
Elementos de ação e aventura
2020 – The Last of Us Part II
Por qué ganhou?
Foi aclamado pela narrativa ambiciosa, controversa e emocionante, pelas atuações memoráveis, pela direção técnica impecável e pelos gráficos impressionantes, pelo design de som e música, pela acessibilidade, pela jogabilidade visceral e pela exploração de temas complexos e morais.
Tématica
Vingança e redenção
Moralidade
Identidade e trauma
Humanidade em tempos sombrios
Ciclo de violência
Gênero
Ação-aventura
Sobrevivência
Elementos de sigilo e sobrevivência
2019 – Sekiro: Shadows Die Twice
Por qué ganhou?
Foi inovador no combate baseado em defesas precisas, excelente design de níveis e exploração, narrativa direta e intrigante, direção artística e ambientação lindamente projetadas. Reconhecimento a Hidetaka Miyazaki.
Tématica
Honra e lealdade
Mortalidade e imortalidade
Budismo
Mitologia japonesa
Redenção e sacrifício
Vingança
Japão feudal
Gênero
Ação-aventura
Souls-like
Terceira pessoa
Elementos de furtividade e combate tático
2018 – God of War
Por qué ganhou?
Foi elogiado pela sua narrativa madura e emocional, pelo seu sistema de combate visceral e tático, pela exploração da mitologia nórdica e pela evolução da personagem de Kratos.
Tématica
Mitologia nórdica
Paternidade e legado
Redenção e humanidade
Gênero
Ação-Aventura
Terceira pessoa
Elementos de RPG
2017 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Por que ganhou?
Reinventou a fórmula de Zelda com um mundo aberto vasto, emergente e totalmente interativo, um sistema físico realista e uma liberdade de exploração sem precedentes para o jogador. Uma direção artística e atmosfera maravilhosas. Narrativa ambiental e emocional. Reconhecimento global.
Tématica
Fantasia
Exploração
Tecnologia ancestral
Exploração e descoberta
Destino e redenção
Gênero
Aventura
Ação
Mundo aberto
2016 – Overwatch
Por qué ganhou?
Revolucionou o gênero dos jogos de tiro com seu design de personagens diversificado e carismático, sua jogabilidade acessível, mas profunda, sua ênfase no trabalho em equipe e seu fluxo constante de novos conteúdos. Foco na cooperação e sinergia entre funções. Impacto nos esportes eletrônicos.
Tématica
Ficção científica
Trabalho em equipe
Futurismo otimista
Conflito ético e redenção
Gênero
Jogo de tiro em primeira pessoa (FPS)
Hero Shooter (Jogo de tiro com heróis) (multijogador por equipes)
2015 – The Witcher 3: Wild Hunt
Por qué ganhou?
Foi elogiado por seu mundo imersivo e detalhado, sua narrativa madura e complexa repleta de personagens memoráveis, suas missões secundárias elaboradas que muitas vezes superavam as principais em qualidade e seu sistema de combate satisfatório. Direção artística e técnica. Total liberdade de escolha.
Temática
Fantasia sombria
Monstros e humanidade
Guerra e política
Destino e livre arbítrio
Amor, perda e redenção
Gênero
RPG de ação
Terceira pessoa
Mundo aberto
Combate tático
Exploração
2014 – Dragon Age: Inquisition
Por qué ganhou?
Ofereceu uma experiência RPG profunda e rica, com um mundo expansivo para explorar, um sistema de combate tático, uma história épica e ramificada com decisões impactantes e personagens carismáticos. Personagens memoráveis. Sistema de combate híbrido combinando ação em tempo real com uma câmera tática. Direção artística e técnica.
Temática
Fantasia épica
Religião e poder
Política e guerra
Magia e espiritualidade
Identidade e destino
Gênero
RPG de ação
Terceira pessoa
Elementos táticos